quarta-feira, 6 de maio de 2009

O cinzentismo do PSD (II)



Continua cinzento o PSD. Agora um pouco mais carregado do que me pareceu quando surgiu, há umas semanas, em cartaz a "Política de Verdade".
Ao cizentismo acresce agora a frase multissémica "NÃO DESISTA. SOMOS TODOS PRECISOS". O comum dos mortais terá que consultar um bom manual de semiologia para descodificar o sentido e o destinatário da mensagem. Sabemos a fonte, conhecemos o código e identificamos o meio. Mas não discernimos (pelo menos eu) o sentido da mensagem nem o seu destinatário. Poderiamos dizer que não se completa o processo de comunicação. Errado. Completa-se de forma enviesada, porque não obedece a elementares princípios de eficácia da comunicação. É por isso que temos assitido a interpretações para todos os gostos (entre o sério, o caricatural e o ofensivo).
O plano de comunicação do partido e de MFL parece consolidar, cada vez mais, um idioleto. Um estilo imagético do PSD marcado por uma vertente intelegível e por outra vertente indecifrável. É caso para sugerir que o slogan "política de verdade" seja alterado para "política de meia-verdade".

5 comentários:

  1. Políticas da mentira:

    Jon Stewart – As 183 simulações de afogamento efectuadas pela CIA em apenas um mês a um terrorista da Al-QaedaJon Stewart: sendo mais específico, um prisioneiro da Al-Qaeda passou pela simulação de afogamento 183 vezes num mês, e esta é a pior parte: 185 simulações e recebe-se pão de alho de graça. É preciso passar pela simulação de afogamento 183 vezes? O grau de eficácia não diminui? Presumo que, depois de 90 simulações, ele pense: "Não me vão mesmo afogar, pois não?"

    Michael Hayden, director da CIA na era de Bush defendeu a utilização dessas tácticas contra sujeitos que já tinham dito tudo o que sabiam.

    Pivot do Canal de TV: Toda a informação que [Abu Zubaydah] revelou surgiu antes de ter sido sujeito a simulações de afogamento, antes de ser esbofeteado, antes de ser atirado contra uma parede.

    Michael Hayden: devo corrigi-lo. Foi atirado contra uma parede falsa e flexível com uma protecção no pescoço para que não se magoasse.

    Jon Stewart: E, para sermos justos, se me permite, a água que usámos para as simulações era tépida e tinha um pH equilibrado. E as algemas das posições de tensão eram sempre as peludas da Spencer Gifts. Não somos animais!

    VÍDEO legendado em português

    ResponderEliminar
  2. Professor Meirinho

    Concordando com tudo o que escreveu, acrescentaria algumas coisas:

    A mensagem do cartaz não cumpre as mais básicas regras do marketing, ou seja, deve ser curta e assertiva, coisa que não é.

    Depois, é um cartaz cheio de ruído, coisa que também não deve ser, o que faz com nos dispersemos e percamos o sentido do que estamos a ler, ou seja, como diz o Carlos Santos no blog do Público, ao tentar ler tudo, bati com o carro.

    Falta o simbolo do PSD, as tradicionais três setas, eles não sabem ( coitados pois não conhecem o partido) mas muita gente só identifica o PSD pelas três setas, mas para se saber isso é preciso, como dizia há anos o Pacheco Pereira, SUBIR AO POVO.

    Depois não ha uniformização entre os dois outdoors, quer ao nivel das cores,quer ao nivel da mensagem. Se a isto juntarmos a não uniformização do Sitio da internet, e do blog que para baralhar ainda mais, apresentam-se em cor de rosa. Talvez numa outra encarnação, tenha sido esta, a cor do PSD.

    E quanto ao site, refira-se que está horroroso, mal elaborado tecnicamente, desproporcional o video da HOME, e apresenta como as grande alavancas, a linha telefónica e os donativos. Se é isto que o PSD tem para oferecer aos portugueses, acho que os portuguese, também, não terão muito para oferecer ao PSD.

    Não uniformização de cores, mensagens, sitio da internet e blogue, afinal de quantos partidos estamos a falar.

    Poderemos não concordar, não gostar do PS , do PM, mas na campanha do PS, tudo é uniformizado, site, mensagens, cores.

    Termino com uma citação:

    "As emoções são o meio através do qual o nosso cérebro codifica as coisas de valor, e uma marca que seja capaz de nos envolver emocionalmente- irá sempre sair a ganhar".
    Martin Lindstrom

    Não nos esqueçamos que os Partidos Políticos são MARCAS. Aguardemos para ver qual, dos partidos, envolverá emocionalmente os Portugueses. A seguir com atenção.

    António Rodrigues

    http://oblase.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  3. Caro António Rodrigues
    Excelente complemento ao meu post. A citação com que termina deveria ser lida e entendida por todos os partidos.
    abraços
    Mmeirinho

    ResponderEliminar
  4. Caro Professor Meirinho

    Concordo plenamente com o que diz em relação à citação, mas tenho um medo: é que eles sejam iletrados :)

    António Rodrigues

    ResponderEliminar
  5. Caro António
    É também o meu medo. Mas tenho esperança que venham, um dia, dar valor à Ciência.
    abraços
    mm

    ResponderEliminar